Análise e Avaliação de Políticas e Programas Sociais

Código: PGPS-08823
Curso: Mestrado em Política Social
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: Histórico, desenvolvimento, importância e concepções de análise e avaliação de políticas e programas sociais. Análise e avaliação de políticas sociais como processo e resultado da relação entre Estado e classes sociais. A avaliação como pesquisa e elemento revelador do significado, abrangência, limites e contradições das políticas sociais. O caráter da avaliação nas normativas institucionais. A construção de metodologias com base em indicadores qualitativos e quantitativos da avaliação de processo, de impacto e de resultados das políticas sociais. Estudo de índices, indicadores e variáveis sociais na pesquisa avaliativa das políticas sociais.
Bibliografia: AGUILAR, Maria José; ANDER-EGG, Ezequiel. Avaliação de Serviços e Programas Sociais. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
ARMANI, D. Como elaborar Projetos? Porto Alegre. Tomo Editorial,2001.
BAPTISTA, M. V. Planejamento Social. São Paulo: Vera Editora, 2000.
BARBALET, J. M. A Cidadania. Lisboa:Editora Estampa, 1989.
BARREIRA, M.C.N. Avaliação Participativa de Programas Sociais. São Paulo: Veras Editora, 2000.
BARREIRA, M. C.(orgs.) Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo:I.E.E./PUC-SP, 2001
BELLONI, I. ET AL Metodologia de avaliação em políticas sociais. São Paulo: Cortez, 2001
BEHRING, Elaine; BOSCHETTI, Ivanete. Política social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez Editora, 2006.
BELLONI, Isaura; MAGALHAES, Heitor de; SOUSA, Luzia Costa de. Metodologia de avaliação em políticas públicas: uma experiência em educação profissional. 4. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2007. BOSCHETTI, Ivanete (org). Avaliação dos dez anos de implementação da Lei Orgânica de Assistência Social: o Olhar dos Conselhos Estaduais, Municipais e do Distrito Federal. Brasília: CNAS, 2003.
BOSCHETTI, Ivanete. Assistência social no Brasil: um direito entre originalidade e conservadorismo. 2. ed. Brasília: GESST/SER/UnB, 2003.
CARVALHO BRANDT, M.C.; BARREIRA, M. C.(orgs.) Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo:IEE./PUC-SP, 2001
COHEN, Ernesto; FRANCO, Rolando. Avaliação de projetos sociais. Petrópolis: Vozes, 1994.
COIMBRA, Marcos. Abordagens teóricas ao estudo das políticas sociais. In: ABRANCHES, S.H. et al. Política social e pobreza. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 1987, p. 65-104.
RICO, Elizabeth. Avaliação de políticas: uma questão em debate. São Paulo: Cortez Editora; IEE/PUC/SP, 1998.
SILVA E SILVA, Maria Ozanira. Avaliação de políticas e programas sociais. Teoria e prática . São Paulo. Vera Editora, 2001

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910