O trabalho de Assistentes Sociais nas Secretarias Municipais de Educação do Espírito Santo

Nome: MARIANA FORNACIARI FAVARATO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 12/08/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
SILVIA NEVES SALAZAR Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JEANE ANDRÉIA FERRAZ SILVA Examinador Externo
MARIA DAS GRAÇAS CUNHA GOMES Examinador Interno
SILVIA CRISTINA YANNOULAS Examinador Externo
SILVIA NEVES SALAZAR Orientador

Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo o trabalho de Assistentes Sociais na Política de Educação, particularmente no ensino fundamental, nos municípios do Espírito Santo. Busca caracterizar e compreender o trabalho destes profissionais a partir da apreensão da categoria trabalho e processo de trabalho tendo como base os Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação de 2013. Entrevista Assistentes Sociais que trabalham no ensino fundamental público, identificados a partir de mapeamento realizado no Espírito Santo. Considera que as mudanças ocorridas nos últimos anos para a manutenção da produção e reprodução capitalista interferem no processo de trabalho do Serviço Social, com destaque para a reestruturação produtiva, a focalização, descentralização e privatização das políticas sociais. Considera ainda que com o aumento das expressões da questão social nas escolas em consequência da ampliação das matrículas especialmente no ensino fundamental e também as mudanças na Política de Educação favorecem a crescente inserção de Assistentes Sociais nessa política. Os resultados da pesquisa demonstram que a dinâmica do capital invade a lógica do trabalho nas escolas; as profissionais de Serviço Social têm dificuldade de apreensão dos elementos que compõem o seu processo de trabalho e acabam respondendo, muitas vezes, as demandas imediatas e/ou institucionais; a dinâmica do trabalho abstrato tem capturado essas profissionais, onde muitas vezes se perde a dimensão do trabalho concreto. E por fim, identificamos que os Subsídios não estão incorporados ao cotidiano de trabalho das profissionais entrevistados. Assim, é necessário avançar no debate teórico/prático a partir da apreensão da categoria trabalho e processo de trabalho particularmente no campo da Política de Educação onde se trata de um espaço contraditório e de disputa de projetos, em que se colocam vários desafios para que se possa desenvolver um trabalho de qualidade com os direcionamentos do projeto ético-político defendido pela categoria.

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