SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES): A
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)

Nome: DANIELLE FREITAS RANGEL
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/03/2017

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ITAMAR MENDES DA SILVA Examinador Externo
MARIA DAS GRAÇAS CUNHA GOMES Examinador Interno
NEIDE CÉSAR VARGAS Orientador

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender criticamente o processo de autoavaliação institucional nas perspectivas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no período de 2004 a 2015 buscando analisar qual o enfoque adotado no processo avaliativo, se formativo ou controlador. Esse estudo contempla a revisão bibliográfica e pesquisa documental acerca do planejamento, execução e resultados do processo avaliativo em nível federal no país. Apresenta considerações sobre a trajetória da
avaliação da educação superior no Brasil, especialmente no contexto de
contrarreforma do Estado e desmonte das políticas sociais, tendo como referência as categorias e conceitos: Capitalismo contemporâneo, Estado regulador, contrarreforma do ensino superior, avaliação formativa e avaliação meritocrática.
Nesse trabalho o SINAES e suas ações de autoavaliação institucional são
compreendidos como ações de política educacional que visam o autoconhecimento da instituição de ensino superior pela via da comunidade acadêmica na busca pela melhora da qualidade do ensino e dos serviços prestados pela instituição. Tais ações se expandem em um processo contraditório num contexto de crise estrutural do capitalismo, manifestando enfoque controlador e enfoque formativo, com
prevalência do primeiro. Como resultado desta pesquisa foi possível identificar avanços e limites no processo de autoavaliação institucional desenvolvido na UFES. Dentre eles destacamos, de um lado, o gradual reconhecimento da importância de se fazer uma autoavaliação e da necessidade de avançar para além das exigências básicas do processo avaliativo, e por outro lado, a persistência da cultura de não avaliação e de um processo ainda burocrático e meramente técnico, de prestação de
contas, com incipientes avanços no processo avaliativo.

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