A dimensão acadêmico-curricular da UFES no contexto do Reuni

Nome: Rochester Santana de Lima
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 04/08/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Rogério Naques Faleiros Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Kátia Regina de Souza Lima Examinador Externo
Lalo Watanabe Minto Examinador Externo
Rogério Naques Faleiros Orientador

Resumo: Esta dissertação analisa os projetos políticos dos cursos de graduação criados na ocasião do Reuni, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo. Trata-se de um estudo de caso, utilizando-se da metodologia de análise de conteúdo para observação dos Projetos Pedagógicos Dos Cursos, e realiza-se esta tarefa através da aproximação entre transformações estruturais no modo de produção capitalista, a partir da década de 1970, e a emergência dos discursos e princípios da Teoria Do Capital Humano, sociedade do conhecimento e pedagogia das competências. Cada vez mais fortalecidos no cenário de crise estrutural do capital, estes princípios caracterizam perspectivas de desenvolvimento das nações através das políticas educacionais, geralmente vinculadas a noções focalizadas, individualizantes e privatistas dos sujeitos no processo educacional, das instituições de ensino e do papel dos governos na definição de suas políticas para a educação, entre elas a educação superior. Neste contexto, no processo de contrarreforma da educação superior no Brasil, constitui-se de elementos da particularidade da conformação da burguesia e do capitalismo no país, combinada à sua condição de dependência, que se expressa pela enorme influência de organismos internacionais multilaterais na definição das políticas econômica e social assumidas por diferentes governos. As propostas de expansão/reestruturação das universidades federais no Brasil, tendem, portanto, a expressar, nos cursos de graduação, aspectos relacionados à mercadização do processo educacional, e no qual os projetos pedagógicos dos cursos têm papel fundamental.

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