O Novo Desenvolvimentismo da CEPAL: Impactos e Desafios nas Políticas Educacionais Brasileiras no Governo Lula (2003-2010)
Nome: KAMYLLA MARIA COELHO DIAS SANT'ANA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/09/2018
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
LUIZ JORGE VASCONCELLOS PESSÔA DE MENDONÇA | Orientador |
ROGÉRIO NAQUES FALEIROS | Examinador Interno |
VINÍCIUS VIEIRA PEREIRA | Examinador Externo |
Resumo: Essa dissertação tem por objetivo analisar o novo desenvolvimentismo proposto pela Comissão Econômica Para América Latina e Caribe (CEPAL) na intenção de demonstrar os impactos e desafios gerados através da adoção dessa nova abordagem na educação brasileira no governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva. O contexto político escolhido pela pesquisa foi um momento em que a influência do novo desenvolvimentismo na política brasileira foi mais evidenciada, a partir da adoção de suas diretrizes, nas áreas econômicas, políticas e sociais. Como objeto de análise utilizado para discutir o tema proposto foram realizados levantamentos bibliográficos e estudos em diversos documentos produzidos pela CEPAL e de legislações brasileiras que instituíram os principais programas educacionais elaborados e modificados ao longo do governo Lula. Partindo de uma análise crítica, se evidenciou a aproximação do novo desenvolvimentismo com as ideias neoliberais e se demonstrou uma imposição das diretrizes impostas pelo mercado sobre a educação.
Palavras-chave: novo desenvolvimentismo educação superior políticas públicas