O idoso na mídia capixaba

Resumo: este projeto de pesquisa propõe identificar e analisar como a pessoa idosa e os assuntos a ela correlatos são tratados pela mídia capixaba de modo a desvelar os conteúdos ideológicos e culturais com vistas a subsidiar propostas de estudos, pesquisas e proposição de políticas públicas. Há uma incidência crescente de matérias sobre velhice e envelhecimento. Esse interesse midiático, contudo, revela a lógica mercantil que perpassa o conteúdo das notícias. O mercado capitalista está atento para novas relações sociais e para as mudanças de paradigmas na velhice, fazendo dessas mudanças algo favorável e rentável a acumulação. Para uma análise mais aprofundada desse fenômeno, propõe-se uma pesquisa documental, de natureza qualitativa, mapeando as temáticas evidenciadas nas publicações de um dos principais jornais do Estado do Espírito Santo, no biênio 2013-2014. Espera-se com esta pesquisa contribuir para uma maior compreensão do lugar da pessoa idosa na sociedade contemporânea, situando-a como objeto de interesses não manifestos, bem como para subsidiar novas propostas de estudos, pesquisas e proposição de políticas públicas. Considera-se, neste sentido, que o interesse por este segmento no noticiário, decorre tanto pela expansão demográfica quanto pela ampliação dessa parcela populacional como nicho de mercado.

Data de início: 01/08/2013
Prazo (meses): 14

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador MARIA DAS GRAÇAS CUNHA GOMES
Acesso à informação
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