Solidariedade, nucleação e visibilidade

Solidariedade:

Em 2017 a solidariedade se expressou em 3 eixos:

  • Iniciativas de cooperação com programas com nota 3 ou 4 (sem doutorado), através da participação de docentes do corpo permanente em atividades dos Programa (Minicursos, bancas, eventos, pareceres, congressos e pesquisa).

Essas cooperações envolveram os Programas: de Economia da PUC-SP; de Serviço Social da UFAM; Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Emescam; Serviço Social da PUC-GO, Serviço Social da Unioeste e Serviço Social da UECE.

No Programa de Economia foram realizadas atividades de: Minicursos, bancas, eventos, pareceres, congressos, pesquisa e elaboração de artigos e livros conjuntos. As atividades ocorreram tanto na Ufes quanto na PUC-SP.

No Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFAM foram realizadas as seguintes atividades: pareceres, participação em congressos e elaboração de artigos conjuntos. As atividades ocorreram tanto na Ufes quanto na UFAM.

No Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Emescam foram realizadas as seguintes atividades: pareceres, participação em congressos, palestras e reuniões com o Colegiado da Pós. As atividades ocorreram tanto na Ufes quanto na EMESCAM.

No Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-GO, foram realizadas as seguintes atividades: pareceres, participação conjunta em comissões e orientações ao Colegiado da Pós. As atividades ocorreram na Ufes.

No Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Unioeste, foram realizadas as seguintes atividades: orientações ao Colegiado da Pós. As atividades ocorreram por telefone e e-mail.

No Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UECE realizamos atividades de produção conjunta de capítulo de livro a ser publicado em 2018 no exterior.

  • Iniciativas de cooperação com grupos que ainda não têm curso de pós-graduação stricto sensu.

O PPGPS apoiou a Universidade Federal de Tocantins na estruturação de sua proposta de APCN à Capes.
O Programa vem estabelecendo ações conjuntas com Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, por meio de egressos do PPGPS para fortalecimento e cooperação conjunta.

  • Realização de publicações conjuntas.
    Elaboramos artigos em conjunto com docentes da UFAM, da PUC-SP e da UECE, visando o fortalecimento dos PPGs.

Nucleação

a) participação de egressos em atividades de ensino de graduação em outras IES da região, do país e do exterior;
Em 2017, 4 egressas foram aprovadas em concurso público na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (1 egressa do doutorado) e Universidade Federal do Espírito Santo (2 egressas do Pós-Doutorado e 1 pós-doutoranda).

b) Atividades de ensino de pós-graduação em outras IES da região, em outras regiões do país ou em países com menor grau de desenvolvimento na pós-graduação;
1 egressa do Doutorado participa como docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas da UFVJM

c) Atividades de pesquisa em outras IES da região, em outras regiões do país ou em países com menor grau de desenvolvimento na pós-graduação.
IES Federais: Temos egressos do PPGPS na Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), UFVJM, UFMT e UFES. Estes docentes desenvolvendo-me atividades de pesquisa articuladas ou não com docentes do PPGPS. Destaca-se ações de captação de recursos em pesquisa na FAPEMIG (egressa na UFV) com participação de docentes e egressos do PPGPS.

IES privadas: Temos egressos do PPGPS nas seguintes instituições: UNIP, Salesiana e Multivix.

c) Engajamento em atividades/cargos de formulação, planejamento e avaliação de políticas públicas em instituições federais, estaduais ou municipais.

  • Institutos federais: Participação no processo de formulação, planejamento, implementação e avaliação da Política de Assistência Estudantil dos Institutos federaia do Espírito Santo e da Bahia;

INSS - gerência executiva agência municipal (BA).

  • Secretarias Municipais:
    a) Assistência Social - execução da Política de Assistência Social em municípios da Grande Vitória, na coordenação de equipamentos (CREAS, CRAS, Centro Pop).
    b) Meio Ambiente -
    Representações da gestão municipal:

  • no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jucu;
    Secretarias estaduais:

  • Gerência de Monitoramento e Avaliação da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento do Governo do Estado do ES;

Liderança:
- Atração de alunos da Área e de outras áreas de diferentes Regiões do país e de outros países.
Em 2017 temos:

Mestrado: 13 (5 Serviço Social, 4 Economia, 1 Ciência Política, 1 Jornalismo, 1 Comunicação Social, 1 Ciências Sociais), sendo 2 estrangeiros (Uruguai e Peru) e 1 do estado do Paraná.

Doutorado: 5 alunos (3 SS e 2 Economia), sendo 1 estrangeira (Cuba) e 1 do estado de Tocantins.

  • Participação em coordenação de área em agências de fomento à pesquisa:
    Coordenação de área na Capes, gestão outubro de 2014 a março de 2018.

  • Participação em Diretorias de Associações:
    presidência e diretoria da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) gestão 2017-2018;

  • Membro Diretoria da Associação Brasileira de pesquisadores em História Econômica, representando a região sudeste;

  • Membro da Diretoria da Sociedade de Economia Política (SEP);

Organização de eventos Internacionais e nacionais:
- Comissão Organizadora do XII Congresso Brasileiro de História Econômica e 11ª Conferência Internacional de História de Empresas, em Vitória, 2015;
- Presidência e comissão organizadora do Encontro Internacional e Nacional de Política Social.
- Participação em atividades de organização e assessoria a movimentos sociais;

Atividades desenvolvidas pelos núcleos/grupos e descritas no item inserção social são também indicadores de solidariedade.

Visibilidade:

O conjunto de atividades realizadas pelo programa, seus núcleos e grupos de estudo contribui para visibilizar e projetar o programa como um espaço de formação, produção de conhecimento científico e de socialização desse conhecimento com a comunidade.

As fontes ou formas de visibilidade do programa são:
1. A página do programa, pelo endereço: http://www.politicasocial.ufes.br. A página contém informações sobre área de concentração, linhas de pesquisa, corpo docente, corpo discente, teses e dissertações, egressos, regimento interno, processos seletivos, entre outras informações.
A modernização e ampliação das ferramentas digitais e virtuais pela UFES facilitou a aproximação visibilidade do Programa junto a públicos diversos, em âmbito nacional e internacional. Em 2017, a página do programa foi traduzida para o inglês e lançada em ambiente virtual de modo a possibilitar o mais amplo conhecimento sobre o Programa, o acesso a suas informações e o interesse do público por seus processos seletivos, teses e dissertações.

  1. Página do PPGPS no Facebook - https://www.facebook.com/PPGPS.UFES/
    Em um ano a página já conta com mais de 1 mil curtidas.

  2. Revista Argumentum - classificada como A2 pelo Qualis Periódicos/Capes, a revista constitui um importante veículo de divulgação de pesquisas, artigos e discussões acadêmicas de caráter interdisciplinar nos eixos temático Política Social, Estado e Sociedade, sem, contudo, deixar de publicas outros trabalhos de relevância para a Área. Os esforços para melhorar sua qualificação e abranger maior número de leitores são contínuos. Desde 2015, sua periodicidade passou a ser quadrimestral e o acesso à Revista é livre e imediato, pois disponibilizada em meio eletrônico (http://www.periodicos.ufes.br/argumentum) e em mais 09 indexadores ou base de dados (Redalyc, Diadorim, Latindex, Sherpa/Romeo, Red de Bibliotecas Virtuales de Clacso, Clase, Diadorim, DOAJ e GeoDados), o que vem permitindo um crescimento da leitura dos textos completos dos trabalhos publicados, garantindo o princípio da democratização do conhecimento.
    A Argumentum possui cadastrados 1142 autores e 1240 leitores. O acesso aos números publicados apresenta tendência de crescimento.

4.Página do Encontro de Política Social (enps.com.br)
A página do Encontro Nacional e do Encontro Internacional de Política Social passou a ser permanente, com o objetivo de trazer à memória os encontros anteriores, a fim de manter ativo o interesse pelo evento, inclusive estimulando antecipadamente a participação às próximas edições do evento.
O Encontro possui também página no Facebook (com mais de 2.700 curtidas).

5.Página dos Núcleos e grupos de pesquisa:
Ao lado dos canais institucionais do PPGPS, os núcleos e grupos de pesquisa mantém páginas específicas, editam e publicam folhetos/boletins relativos às suas atividades.Além disso, vários núcleos possuem página no Facebook.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910