Solidariedade, nucleação e visibilidade

Visibilidade:

O conjunto de atividades realizadas pelo programa, seus núcleos e grupos de estudo contribui para visibilizar e projetar o programa como um espaço de formação, produção de conhecimento científico e de socialização desse conhecimento com a comunidade.

As fontes ou formas de visibilidade do programa são:
1. A página do programa, pelo endereço: http://www.politicasocial.ufes.br. A página contém informações sobre área de concentração, linhas de pesquisa, corpo docente, corpo discente, teses e dissertações, egressos, regimento interno, processos seletivos, entre outras informações.
A modernização e ampliação das ferramentas digitais e virtuais pela UFES facilitou a aproximação visibilidade do Programa junto a públicos diversos, em âmbito nacional e internacional. Em 2017, a página do programa foi traduzida para o inglês e lançada em ambiente virtual de modo a possibilitar o mais amplo conhecimento sobre o Programa, o acesso a suas informações e o interesse do público por seus processos seletivos, teses e dissertações.

  1. Página do PPGPS no Facebook - https://www.facebook.com/PPGPS.UFES/
    Em um ano a página já conta com mais de 1 mil curtidas.

  2. Periódico Argumentum - classificada como A2 pelo Qualis Periódicos/Capes, a revista constitui um importante veículo de divulgação de pesquisas, artigos e discussões acadêmicas de caráter interdisciplinar nos eixos temático Política Social, Estado e Sociedade, sem, contudo, deixar de publicas outros trabalhos de relevância para a Área. Os esforços para melhorar sua qualificação e abranger maior número de leitores são contínuos. Desde 2015, sua periodicidade passou a ser quadrimestral e o acesso à Revista é livre e imediato, pois disponibilizada em meio eletrônico (http://www.periodicos.ufes.br/argumentum) e em mais 09 indexadores ou base de dados (Redalyc, Diadorim, Latindex, Sherpa/Romeo, Red de Bibliotecas Virtuales de Clacso, Clase, Diadorim, DOAJ e GeoDados), o que vem permitindo um crescimento da leitura dos textos completos dos trabalhos publicados, garantindo o princípio da democratização do conhecimento.
    A Argumentum possui cadastrados 1142 autores e 1240 leitores. O acesso aos números publicados apresenta tendência de crescimento.

4.Página do Encontro de Política Social (enps.com.br)
A página do Encontro Nacional e do Encontro Internacional de Política Social passou a ser permanente, com o objetivo de trazer à memória os encontros anteriores, a fim de manter ativo o interesse pelo evento, inclusive estimulando antecipadamente a participação às próximas edições do evento.
O Encontro possui também página no Facebook (com mais de 3.200 curtidas).

5.Página dos Núcleos e grupos de pesquisa:
Ao lado dos canais institucionais do PPGPS, os núcleos e grupos de pesquisa mantém páginas específicas, editam e publicam folhetos/boletins relativos às suas atividades. Além disso, vários núcleos possuem página no Facebook.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910