Mediando uma cultura de não-violência: a municipalização da medida de liberdade assistida na integração social do adolescente em conflito com a lei

Nome: SIDNÉIA BENTO DUQUE
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 21/06/2006

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EDINETE MARIA ROSA Examinador Interno
EUGÊNIA CÉLIA RAIZER Orientador
MIONE APOLINÁRIO SALES Examinador Externo

Resumo: Estudo de caso exploratório que busca analisar as medidas sócio-educativas de liberdade assistida de atendimento ao adolescente em conflito com a lei desenvolvidas no município de Colatina/ES. O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção do adolescente em conflito com a lei da medida sócio-educativa de liberdade assistida, tendo em vista os valores que ele destaca como importantes no processo de integração social. Os valores deveriam ser propiciadores da mediação para a construção de uma cultura da não-violência.
Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 15 (quinze) adolescentes que participaram do Programa de Liberdade Assistida da Prefeitura Municipal de Colatina/ES durante o ano de 2005. Foi remetido questionário para a equipe técnica do programa, além de grupo focal com os familiares para corroborar com as informações fornecidas. A abordagem foi quanti-qualitativa e atécnica de análise dos dados utilizada foi a aálise de conteúdo.
Segundo a percepção dos adolescentes, o programa conseguiu destacar os valores de família e cultura. O programa foi considerado relevante em relação às qualificações profissionais, mas deficitário na inserção no mercado de trabalho. A cidadania e a educação como questão política é ainda insuficiente, até porque a redução do Estado conduz as soluções individuais para satisfação das necessidades sociais.
O programa de LA aparece como uma tentativa de articular as alianças sociais em torno da problemática que envolve o adolescente em conflito com lei. A experiência da prefeitura Municipal de Colatina/ES demosntra ser reaplicável em outras realidades, pois trabalha com elementos universalizantes sem esquecer as especificidades da realidade local.

Palavars-chave: Adolescente em conflito com a lei; Violência; Mediação; Integração Social

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910