Grupos e núcleos de pesquisa

Grupos:

1) FÊNIX: Grupo de Estudos em Políticas Públicas Fênix
Líder(es): Maria Lúcia Teixeira Garcia e Fabíola Xavier Leal
Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6228647594024133

2) INTERFACES - Grupo de Estudo sobre Políticas Sociais e Urbanas, Fundo Público e Serviço Social
Líder(es): Jeane Andreia Ferraz Silva e Maria Helena Elpidio Abreu
Link CNPq:http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1731759867710040

3) Grupo de Pesquisa Trabalho e Práxis
Líder: Lívia de Cássia Godoi Moraes
Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3864471807547868

4) Estudos marxistas sobre a dependência – Coletivo Anatália de Melo
Líderes: Renata Couto Moreira e Luiz Jorge Vasconcellos P. de Mendonça
Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5465064666120289

Núcleos:

NEPOCSS: O Núcleo de Estudos de Políticas Sociais, Cidadania e Serviço Social tem por objetivo congregar pesquisadores da UFES em torno da temática “políticas sociais e cidadania”. Como núcleo articulador, o NEPOCSS reúne em torno de si os núcleos temáticos existentes no Departamento de Serviço Social, com os quais coopera, além de incentivar ações conjuntas entre eles, ligadas tanto ao Programa de Pós-Graduação em Política Social quanto a outras Instituições de Ensino Superior. Como uma de suas iniciativas, o NEPOCSS organizou, em 2006, um curso de aperfeiçoamento profissional em Políticas Sociais. Em 2010, o NEPOCSS deu prosseguimento à pesquisa intitulada “A Política de Assistência Social e suas particularidades no estado do Espírito Santo”, que reúne 12 pesquisadores docentes da pós-graduação e da graduação, bem como mestrandos e graduandos. Essa pesquisa é financiada pelo CNPq e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).

NEJUP:O Núcleo de Estudos das Juventudes e Protagonismo articula ensino, pesquisa e extensão, visando conhecer a realidade das juventudes do Espírito Santo. Criado em julho de 2003, conta com a participação de estudantes de Serviço Social, profissionais e professores da pós-graduação e da graduação, tendo os seguintes objetivos: propiciar a iniciação na atividade de pesquisa; oportunizar um aprofundamento teórico relativo à temática “juventude”; proporcionar o protagonismo de estudantes no processo de pesquisa e de formação profissional; possibilitar a troca de experiências e a aproximação à prática profissional.

NEVI: O Núcleo de Estudos de Violência e Segurança Pública, interdisciplinar, congrega pesquisadores de diferentes departamentos acadêmicos da UFES, sendo, ainda, aberto a outras instituições governamentais e não governamentais. Desenvolve atividades de pesquisa e campo de estágio da graduação em Serviço Social e é responsável pela edição da Revista Cidadã, promovendo cursos e seminários em nível de extensão e a articulação institucional. O NEVI realiza as seguintes atividades: desenvolvimento de projetos de pesquisa; Curso de Especialização “Políticas e Gestão em Segurança Pública”, uma parceria entre a SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e as Polícias Civil e Militar do estado do Espírito Santo; atividades de extensão. Neste último campo, o NEVI sedia a Secretária Executiva do Fórum Capixaba de Segurança — organização sem fins lucrativos, suprapartidária, não hierarquizada, de debate interdisciplinar e que reúne e articula entidades e movimentos da sociedade civil, instituições e pesquisadores, em prol do aprimoramento do sistema de segurança pública e da justiça criminal e em favor da construção de uma cultura de paz (Carta de Princípios — Fórum Capixaba de Segurança Pública, 2009).

NEMPS: o Núcleo de Estudos em Movimentos e Práticas Sociais integra o Diretório de Pesquisas do CNPq e reúne pesquisadores em torno da temática “Movimentos sociais, democracia, participação e Conselhos Gestores de Políticas Públicas”. Articula o ensino, a pesquisa e a extensão, envolvendo professores e alunos da graduação e pós-Graduação, profissionais e organizações governamentais e não governamentais.

NEEAPI – O Núcleo de Estudos sobre o Envelhecimento Ativo e Assessoramento à Pessoa Idosa foi criado em 1996, com o objetivo de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para questões relativas ao envelhecimento, com base nos interesses dos atores sociais e institucionais no âmbito interno e externo da UFES. Visa consolidar uma unidade de referência acadêmica capaz de desenvolver e indicar elementos norteadores de uma ação profissional teórica e politicamente necessária, além de sintonizada com as atuais demandas postas pela questão do envelhecimento.

NET: O Núcleo de Estudos sobre o Trabalho é um grupo interdisciplinar que congrega professores de diversos departamentos acadêmicos e alunos de graduação e de pós-graduação da UFES. Desenvolve atividades de pesquisa, consultoria e capacitação de recursos humanos. O NET tem duas linhas de pesquisa — “Políticas Públicas do Trabalho” e “Relações Sociais de trabalho” — e privilegia as seguintes temáticas: políticas públicas do trabalho, de âmbito nacional e local, centrando-se na análise e avaliação das políticas de emprego e transferência de renda; reestruturação produtiva, fragmentação e luta da classe trabalhadora; relação entre mercado de trabalho, desemprego, pobreza e proteção social; questão social, direitos e políticas de proteção social; saúde e trabalho; movimento sindical; a contrarreforma trabalhista e sindical e seus impactos sociais para os trabalhadores; informalidade, uma nova precarização estrutural do trabalho; condições de trabalho em segmentos específicos (mulheres, crianças, adolescentes, pessoas idosas, pessoas que sofrem discriminação racial, portadores de necessidades especiais, ambulantes e informais em geral etc.); a episteme que funda a categoria “trabalho”.