Summary: Na área da educação musical, no Brasil, já está acumulada uma crítica consistente à persistência do assim chamado “ensino conservatorial”, noção que busca dar conta de alguns dos principais fundamentos do ensino de música em nível superior, inclusive no que toca à formação de professores. São comumente enumeradas suas características principais, que dizem respeito, por alto: à fragmentação dos conteúdos; ao tratamento da representação gráfica desvinculado da prática musical e do manejo consciente do material sonoro; ao enfoque no desenvolvimento técnico como finalidade em si mesma; ao apego a noções como dom ou talento inato; à acentuada submissão do estudante ao professor; à seletividade em relação aos estudantes; à prisão a valores do passado; à tendência a preservar o cânon da música erudita europeia como referência central; a sua resiliência à mudança; à ausência de sintonia entre tal modelo e a prática musical majoritária efetiva. Apesar dos quase trinta anos de acúmulo sobre o tema, tendo-se tornado constatação recorrente a predominância do modelo conservatorial no ensino superior de música no país (e, a partir daí, o posicionamento que se quer crítico a tal predominância), tal modelo persiste. Compreender as razões dessa persistência, buscando examinar o problema até seus fundamentos, e, ao mesmo tempo, investigar caminhos possíveis para sua superação, é o objetivo desta pesquisa.

Starting date: 01/09/2022
Deadline (months): 48

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Coordinator * VICTOR NEVES DE SOUZA
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