Autoavaliação PPGPS

Em 2020 o colegiado do PPGPS consolidou uma comissão de autoavaliação do programa composta por representantes do corpo docente, discente (mestrado e doutorado), pós-doutorandos(as), corpo técnico-administrativo e egressos. Esta comissão trabalhou em todo o ano de 2020 na definição e implementação de ações de autoavaliação do programa em consonância com os objetivos do PPGPS, com as diretrizes da pós-graduação na UFES e na área 32.

Considerando os objetivos do PPGPS (capacitar para o exercício da docência; formar pesquisadores qualificados para a condução de investigações no âmbito da política social; enriquecer as reflexões teóricas no âmbito do pensamento social e dos profissionais/pesquisadores da área; aprofundar o conhecimento para o enfrentamento de desafios emergentes que demandem a intervenção profissional; fomentar a pesquisa nas diversas áreas da política social; possibilitar a formação científica e cultural aprofundada, capacitando profissionais para desenvolver, de forma independente, atividades de pesquisa, bem como para atuar na formação de outros profissionais de elevada qualificação científica e técnico-profissional), a comissão norteou o seu trabalho pelas seguintes questões: O PPGPS conseguiu, ao longo dos seus 16 anos, atingir seus objetivos? Quais são as ações em curto, médio e longo prazo que o programa deve incorporar em seu planejamento, considerando a meta de obtenção da excelência na avaliação da CAPES?

Como objetivo geral a comissão estabeleceu:

•             Realizar a autoavaliação do PPGPS, verificando se seus objetivos propostos vêm sendo alcançados e se o PPGPS vem contribuindo para a formação de recursos humanos em nível de mestrado e doutorado.

E como objetivos específicos:

•             Identificar se as/os egressas/os estão envolvidas/os com atividades de pesquisa e/ou grupos de pesquisa em suas instituições de trabalho.

•             Descrever o processo de internacionalização adotado pelo PPGPS, verificando se esse se configura como processo individual ou coletivo e como repercute sobre todos os segmentos (docentes, discentes, egressas/os, técnico-administrativos e pós-doutorandas/os).

•             Refletir se o Plano de Metas vem sendo implementado no PPGPS e como cada segmento tem colaborado nesse processo.

•             Avaliar a inserção das/os discentes e docentes em grupos/núcleos de pesquisa, como elemento fundamental no processo de formação de pesquisadores.

•             Produzir relatório divulgando os resultados da autoavaliação, contribuindo para o planejamento do programa.

A comissão desenvolveu o seu trabalho e após a coleta de informações, os dados foram sistematizados,  analisados e discutidos pelo Colegiado do PPGPS. Os resultados poderão ser conferidos no relatório final em anexo.

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