Grupos e núcleos de pesquisa

Grupos:

1) FÊNIX: Grupo de Extensão, Estudos, Pesquisas em Análise de Políticas Públicas
Líder: Fabíola Xavier Leal
Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5128032379199153

Instagram: @fenixufes

Dedica-se ao estudo e ao desenvolvimento de pesquisas relacionadas à análise de políticas públicas, saúde mental, álcool e outras drogas. Os estudos são orientados pela preocupação em entender a conformação destas políticas sociais nas sociedades capitalistas e na relação que se estabelece entre Estado e sociedade civil em cada contexto específico

2) INTERFACES - Grupo de Estudo Fundamentos da teoria social crítica, Serviço Social e Política Social
Líder(es): Rafael Vieira Teixeira
Link CNPq:http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1731759867710040

Instagram: @interfaces.ufes

Desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão relacionadas à sua área temática: 1) Fundamentos da teoria social crítica e do Serviço Social. Produção e reprodução da vida social no capitalismo e a relação entre Estado e classes. Fundamentos teórico-metodológicos do materialismo histórico e dialético na compreensão das particularidades da formação social brasileira e sua repercussão no indivíduo social. Relações dos fundamentos da teoria social crítica com o Serviço Social brasileiro e 2) Serviço Social e Política social: Produção e reprodução da vida social no capitalismo e a relação entre Estado e classes . Desenvolvimento capitalista e a particularidade latinoamericana e brasileira como determinantes para o serviço social e a política social. Concepção, gestão, controle e financiamento das políticas sociais. Seguridade Social. A política social enquanto espaço socio-ocupacional do Serviço Social. Trabalho e formação profissional.

3) Grupo de Pesquisa Trabalho e Práxis
Líder: Lívia de Cássia Godoi Moraes e Rafael Bellan Rodrigues de Souza
Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3864471807547868

Instagram: @gptp_ufes

Realiza atividades de pesquisa, ensino e extensão, além de divulgar suas pesquisas em torno da temática do "trabalho" e suas transformações no capitalismo contemporâneo, por meio de produção científica e experiências formativas. Fazem parte do grupo docentes do PPGPS, discentes da Graduação (Ciências Sociais e Serviço Social) e da Pós-Graduação (dos PPGs em Política Social e em Ciências Sociais).

4) LOTUS - Grupo de Estudos dos Fundamentos da Política Social e do Serviço Social
Líderes: Jeane Andréia Ferraz Silva e Andrea Monteiro Dalton
Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2001538388152248

Instagram: @lotus.ufes

O Grupo agrega professoras e pesquisadoras que possuem experiência e conhecimento na área dos fundamentos da Política Social e do Serviço Social. Embora recém criado o grupo contribui para: a) Socialização do conhecimento entre professoras, estudantes, profissionais e demais trabalhadoras/res; b) ser um espaço de referência de articulação do ensino, pesquisa e extensão com foco nos fundamentos do Serviço Social e nos fundamentos da política social numa perspectiva crítica; c) articulação entre universidade e sociedade com ênfase nos interesses da classe trabalhadora; d) reconecção de docentes, estudantes e profissionais numa perspectiva coletiva de mobilização e solidariedade; e) articulação regional, nacional e internacional com outros grupos e projetos de pesquisas/estudos.

5) NEMPS: Núcleo de Estudos em Movimentos e Práticas Sociais
Líderes: Ana Targina Rodrigues Ferraz e Arelys Esquenazi Borrego
Link CNPq:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/665687

Instagram: @nemps_ufes
Facebook: (https://www.facebook.com/people/Nemps-Ufes/100009562322629)

Reúne pesquisadores em torno da temática “Movimentos sociais, democracia, participação e Conselhos Gestores de Políticas Públicas”. Articula o ensino, a pesquisa e a extensão, envolvendo professores e alunos da graduação e pós-Graduação, profissionais e organizações governamentais e não governamentais.
Suas atividades objetivavam a capacitação para o trabalho e a organização e mobilização dos moradores para assegurar junto aos poderes públicos suas necessidades. Desde então, o núcleo tem se dedicado aos cursos de formação de lideranças comunitárias e conselheiros de políticas públicas objetivando qualifica-los para a ação junto aos poderes públicos e melhorar sua participação nos espaços dos conselhos e das conferências. Foram realizados mais de 30 cursos de formação ao longo de 24 anos (02 cursos em cada ano) e mais de 1300 lideranças foram capacitadas.

6) GEMTES: Grupo de Estudos Mulheres, Trabalho e Sindicalismo
Líder: Ana Paula Fregnani Colombi
Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/605428#linhaPesquisa

Instagram: @neccc_ufes

O Grupo de Estudos Mulheres, Trabalho e Sindicalismo - GEMTES compõe o Núcleo de Estudos Críticos do Capitalismo Contemporâneo (NECCC), que se propõe a investigar de modo integrado as diferentes dimensões das crises conexas do capitalismo contemporâneo, a partir de uma perspectiva crítica e interdisciplinar. Entre os eixos de investigação, pode-se destacar as transformações no mundo do trabalho vis-à-vis os processos de generificação e racialização do capitalismo. É sobre este eixo que o GEMTES se dedica, com os objetivos de, a) Compreender as transformações no mercado e nas relações de trabalho do país, no século XXI; b) Entender como a divisão sexual e racial do trabalho se apresenta no mercado e nas relações de trabalho do país no século XXI; c) Analisar os desafios colocados à ação sindical e coletiva em um mercado de trabalho atravessado pela precariedade.

7) Quilombagem - Sujeitos sociais, questão social, questão racial e serviço social
Líderes: Maria Helena Elpidio (coordenadora), Mônica Paulino de Lanes, Juliana Iglesias Melim
Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/820560

Grupo de pesquisa, ensino e extensão que emerge do acúmulo de docentes na área de serviço social, com abordagem no campo dos fundamentos, trabalho e formação profissional. Sua ênfase de atuação contempla debates em torno do marxismo, sujeitos e lutas sociais, questão social e questão racial. Agrega estudantes de graduação e pós-graduação em serviço social e áreas afins, com espaço para interlocução com profissionais, ativistas e movimentos sociais. A "Quilombagem", categoria desenvolvida por Clóvis Moura, pressupõe na direção de totalidade histórica, processos de lutas, resistências que reivindica uma práxis radical dos sujeitos históricos, na busca por liberdade. Refazer o sentido de quilombos como unidade dialética na contradição e contrapoder, nos inspira a tratar o conhecimento a serviço da emancipação humana.

Núcleos:

NET: O Núcleo de Estudos sobre o Trabalho é um grupo interdisciplinar que congrega professores de diversos departamentos acadêmicos e alunos de graduação e de pós-graduação da UFES. Desenvolve atividades de pesquisa, consultoria e capacitação de recursos humanos. O NET tem duas linhas de pesquisa — “Políticas Públicas do Trabalho” e “Relações Sociais de trabalho” — e privilegia as seguintes temáticas: políticas públicas do trabalho, de âmbito nacional e local, centrando-se na análise e avaliação das políticas de emprego e transferência de renda; reestruturação produtiva, fragmentação e luta da classe trabalhadora; relação entre mercado de trabalho, desemprego, pobreza e proteção social; questão social, direitos e políticas de proteção social; saúde e trabalho; movimento sindical; a contrarreforma trabalhista e sindical e seus impactos sociais para os trabalhadores; informalidade, uma nova precarização estrutural do trabalho; condições de trabalho em segmentos específicos (mulheres, crianças, adolescentes, pessoas idosas, pessoas que sofrem discriminação racial, portadores de necessidades especiais, ambulantes e informais em geral etc.); a episteme que funda a categoria “trabalho”.
Instagram: @net.ufes

DINHEIRO MUNDIAL E FINANCEIRAZAÇÃO E ESTUDOS CRÍTICOS DO DESENVOLVIMENTO (GRUPO ESTUDOS CRÍTICOS EM PROCESSOS SOCIAIS desde o final de 2020): A união dos grupos aconteceu no ano de 2020, mas os grupos existem desde 2012. Em 2019 intensificaram suas parcerias e em 2020 foram fundidos.
Dedica-se aos estudos críticos dos processos sociais na sociedade capitalista, envolvendo seu desenvolvimento e suas crises em distintas dimensões, assim como as experiências em curso de construção de sociedades socialistas. Participantes do grupo fazem parte do GT “Crise e Economia Mundial” do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) e do GT “Financeirização” da Sociedade de Economia Política.

NÚCLEO DE ESTUDOS CRÍTICOS DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO (NECCC)
O núcleo se propõe a investigar de modo integrado as diferentes dimensões das crises conexas do capitalismo contemporâneo, a partir de uma perspectiva crítica e interdisciplinar. Entre os eixos de investigação, pode-se destacar:
1) o debate sobre a natureza estrutural e multidimensional das crises contemporâneas, em que se imbricam fenômenos de ordem econômica, política, ambiental, bélica, psíquica e da reprodução social, aspecto que é discutido no âmbito do Grupo.de Estudos Crises e Perspectivas do Capitalismo (GECPC)
2) a reconfiguração do mundo do trabalho a partir das transformações estruturais nos mercados de trabalho, nas relações laborais e nas formas de ação coletiva, com ênfase no caso brasileiro e com especial atenção às mulheres, aspectos que são discutidos no Grupo de Estudos sobre Mulheres, Trabalho e Sindicalismo (GEMTES).
3) a análise das especificidades do capitalismo na periferia - África e América Latina - a partir da questão racial, sobretudo em seus aspectos imbricados nos processos de formação dos Estados Nacionais, desenvolvimento econômico e organização do mercado de trabalho, temas discutidos no Grupo de Estudos de Pensamento Afro-Latino-Americano (GEPALA)
Instagram: @neccc_ufes

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910