Grupos e núcleos de pesquisa
Grupos:
1) FÊNIX: Grupo de Estudos em Políticas Públicas Fênix
Líder(es): Maria Lúcia Teixeira Garcia e Fabíola Xavier Leal
Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6228647594024133
Dedica-se ao estudo e ao desenvolvimento de pesquisas relacionadas à análise de políticas públicas, saúde mental, álcool e outras drogas. Os estudos são orientados pela preocupação em entender a conformação destas políticas sociais nas sociedades capitalistas e na relação que se estabelece entre Estado e sociedade civil em cada contexto específico
2) INTERFACES - Grupo de Estudo Fundamentos da teoria social crítica, Serviço Social e Política Social
Líder(es): Maria Helena Elpídio
Link CNPq:http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1731759867710040
Desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão relacionadas à sua área temática: 1) Fundamentos da teoria social crítica e do Serviço Social. Produção e reprodução da vida social no capitalismo e a relação entre Estado e classes. Fundamentos teórico-metodológicos do materialismo histórico e dialético na compreensão das particularidades da formação social brasileira e sua repercussão no indivíduo social. Relações dos fundamentos da teoria social crítica com o Serviço Social brasileiro e 2) Serviço Social e Política social: Produção e reprodução da vida social no capitalismo e a relação entre Estado e classes . Desenvolvimento capitalista e a particularidade latinoamericana e brasileira como determinantes para o serviço social e a política social. Concepção, gestão, controle e financiamento das políticas sociais. Seguridade Social. A política social enquanto espaço socio-ocupacional do Serviço Social. Trabalho e formação profissional.
3) Grupo de Pesquisa Trabalho e Práxis
Líder: Lívia de Cássia Godoi Moraes e Rafael Bellan Rodrigues de Souza
Link CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3864471807547868
Realiza atividades de pesquisa, ensino e extensão, além de divulgar suas pesquisas em torno da temática do "trabalho" e suas transformações no capitalismo contemporâneo, por meio de produção científica e experiências formativas. Fazem parte do grupo docentes do PPGPS, discentes da Graduação (Ciências Sociais e Serviço Social) e da Pós-Graduação (dos PPGs em Política Social e em Ciências Sociais).
Núcleos:
NEJUP:O Núcleo de Estudos das Juventudes e Protagonismo articula ensino, pesquisa e extensão, visando conhecer a realidade das juventudes do Espírito Santo. Criado em julho de 2003, conta com a participação de estudantes de Serviço Social, profissionais e professores da pós-graduação e da graduação, tendo os seguintes objetivos: propiciar a iniciação na atividade de pesquisa; oportunizar um aprofundamento teórico relativo à temática “juventude”; proporcionar o protagonismo de estudantes no processo de pesquisa e de formação profissional; possibilitar a troca de experiências e a aproximação à prática profissional.
NEVI: O Núcleo de Estudos de Violência e Segurança Pública, interdisciplinar, congrega pesquisadores de diferentes departamentos acadêmicos da UFES, sendo, ainda, aberto a outras instituições governamentais e não governamentais. Em 2017, o Núcleo realizou, em parceira com o NEMPS, INTERFACE e o Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência, um curso de formação em direitos humanos por solicitação da Associação de Moradores de Santana e do Fórum da Juventude Negra do ES. Foram realizadas oficinas com os temas: Direitos Humanos, Democracia, Movimentos Sociais, Cartografia social, socioterritorialidade e Comunicação Audiovisual.
NEMPS: o Núcleo de Estudos em Movimentos e Práticas Sociais integra o Diretório de Pesquisas do CNPq e reúne pesquisadores em torno da temática “Movimentos sociais, democracia, participação e Conselhos Gestores de Políticas Públicas”. Articula o ensino, a pesquisa e a extensão, envolvendo professores e alunos da graduação e pós-Graduação, profissionais e organizações governamentais e não governamentais.
NEEAPI – O Núcleo de Estudos sobre o Envelhecimento Ativo e Assessoramento à Pessoa Idosa foi criado em 1996, com o objetivo de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para questões relativas ao envelhecimento, com base nos interesses dos atores sociais e institucionais no âmbito interno e externo da UFES. O NEAAPI é responsável pela oferta da Universidade aberta à pessoa idosa (Unapi) e colabora com o GTP da Abepss " Serviço Social, Classe e Geração", participando das atividades e sendo responsável pelo levantamento sobre o estado da arte do tema envelhecimento.
NET: O Núcleo de Estudos sobre o Trabalho é um grupo interdisciplinar que congrega professores de diversos departamentos acadêmicos e alunos de graduação e de pós-graduação da UFES. Desenvolve atividades de pesquisa, consultoria e capacitação de recursos humanos. O NET tem duas linhas de pesquisa — “Políticas Públicas do Trabalho” e “Relações Sociais de trabalho” — e privilegia as seguintes temáticas: políticas públicas do trabalho, de âmbito nacional e local, centrando-se na análise e avaliação das políticas de emprego e transferência de renda; reestruturação produtiva, fragmentação e luta da classe trabalhadora; relação entre mercado de trabalho, desemprego, pobreza e proteção social; questão social, direitos e políticas de proteção social; saúde e trabalho; movimento sindical; a contrarreforma trabalhista e sindical e seus impactos sociais para os trabalhadores; informalidade, uma nova precarização estrutural do trabalho; condições de trabalho em segmentos específicos (mulheres, crianças, adolescentes, pessoas idosas, pessoas que sofrem discriminação racial, portadores de necessidades especiais, ambulantes e informais em geral etc.); a episteme que funda a categoria “trabalho”.
DINHEIRO MUNDIAL E FINANCEIRAZAÇÃO E ESTUDOS CRÍTICOS DO DESENVOLVIMENTO (GRUPO ESTUDOS CRÍTICOS EM PROCESSOS SOCIAIS desde o final de 2020): A união dos grupos aconteceu no ano de 2020, mas os grupos existem desde 2012. Em 2019 intensificaram suas parcerias e em 2020 foram fundidos.
Dedica-se aos estudos críticos dos processos sociais na sociedade capitalista, envolvendo seu desenvolvimento e suas crises em distintas dimensões, assim como as experiências em curso de construção de sociedades socialistas. Participantes do grupo fazem parte do GT “Crise e Economia Mundial” do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) e do GT “Financeirização” da Sociedade de Economia Política.