The trajectory of the 50 years of the UFES Social Work Course: construction and insertion in occupational spaces.
Summary: O projeto tem como foco o estudo da trajetória sócio-histórica do curso de Serviço Social na construção e inserção de assistentes sociais nos espaços ocupacionais tendo como referência os campos próprios de atuação na área da seguridade social, envolvendo as três políticas sociais integrantes do tripe: a saúde, a assistência social e a previdência social, que historicamente constituem espaços ocupacionais privilegiados dos assistentes sociais. Tem como objetivos gerais compreender a trajetória sócio-histórica do curso de Serviço Social da Ufes na construção e inserção de assistentes sociais nos espaços ocupacionais tendo como referência os campos próprios de atuação na área da seguridade social e sua importância para a ampliação e consolidação da profissão a partir de 1970 no estado do Espírito Santo; analisar a relação dos campos próprios da Ufes com os movimentos de renovação da profissão no Brasil e de ruptura com o Serviço Social Tradicional, apreendendo as mediações históricas que reconfiguraram estes espaços ocupacionais. As etapas da pesquisa serão constituídas de: a) pesquisa bibliográfica; b) pesquisa documental; c) organização e análise dos dados e, d) elaboração dos relatório final. A pesquisa contribuirá para adensar os estudos do Serviço Social no estado do Espírito Santo (uma lacuna), pois os estudos sócio-históricos desta profissão no Brasil focam no eixo Rio de Janeiro e São Paulo, estados pioneiros da emersão desta profissão. O estudo é ainda relevante para repensar a formação profissional e suas particularidades no estado do Espírito Santo, assim como adensar o Projeto Político Pedagógico do Curso na Ufes, única instituição pública com oferta regular do curso de Serviço Social em consonância com as Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) desde 1995.
Starting date: 11/11/2019
Deadline (months): 40
Participants:
Role | Name |
---|---|
Coordinator * | JEANE ANDRÉIA FERRAZ SILVA |
Researcher * | SALYANNA DE SOUZA SILVA |