Capes/PrInt - Programa Institucional de Internacionalização

O Programa Institucional de Internacionalização - CAPES/PrInt tem como objetivo fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições contempladas nas áreas do conhecimento por elas priorizadas; Estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas à pós-graduação; Ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação das instituições contempladas; Promover a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional; Fomentar a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional; e Integrar outras ações de fomento da CAPES ao esforço de internacionalização.

Para inscrição no PrInt, cada IES interessada apresentou à CAPES o seu plano de internacionalização da pós-graduação stricto sensu. No caso da UFES, que está entre as 36 Instituições de Educação Superior (IES) selecionadas no Programa, o plano identificou o tema "Urban Environment for Today and Tomorrow” (Ambiente urbano de hoje e de amanhã) como seu grande desafio de pesquisa ligado à internacionalização. Esse plano é composto por 03 subtemas unificadores, que incorporam os aspectos humanos e tecnológicos do problema: i) Questão social; ii) Saúde urbana; e, iii) Aspectos tecnológicos. 

O Programa de Pós-Graduação em Política Social integra o subtema 1: Questão social: Desafios Contemporâneos em Políticas Públicas e é responsável pelos seguintes projetos:

1. Early Child Development

Melhorar as chances de vida das crianças tem sido uma meta prioritária para muitos governos em todo o mundo, com uma infinidade de políticas sociais. Em termos das agências internacionais, a primeira infância aparece, por exemplo, nos documentos da Organização Mundial da Saúde e do Banco Mundial, desde o Saúde para todos no ano 2000 até os Objetivos do desenvolvimento sustentável. O grau em que essas políticas mudam ou melhoram as chances de vida das crianças (incluindo aquelas consideradas e situação de vulnerabilidade), é objeto de pesquisa e avaliação significativas. As evidências apoiam a afirmação de que crianças desde o nascimento até os 5 anos de idade, que são saudáveis, tem maior probabilidade de serem adultos saudáveis (Rossin-Slater, 2015). Programas como a imunização universal, cuid ados e educação na primeira infância baseados em centros de alta qualidade, programas nutricionais para mulheres, bebês e crianças são todos benéficos. O projeto terá uma perspectiva ampla para a saúde pública e usará uma abordagem holística para a prevenção de doenças e a promoção da saúde. Essa pesquisa envolve 4 países: Brasil, África do Sul, Reino Unido e Cuba. Brasil e África do Sul países de economia periférica, não alcançaram o mesmo padrão de proteção social ou o mesmo progresso econômico observado no centro da economia capitalista, caso do Reino Unido. É necessário levar isso em conta, dada a inserção periférica e dependente do Brasil e da África do Sul no sistema capitalista global. A questão norteadora do projeto é: Como os aspectos socioeconômico, cultural, histórico e político impactam as chances de vida de crianças nos 4 países?

Os objetivos do projeto são:

- Compreender a formacão sócio-econômica em cada um dos 4 países participantes no estudo;

- Definir os termos centrais utilizados no projeto (vulnerabilidade, chances de vida, impacto e família), visando uniformizar a compreensão sobre usos diferenciados de termos iguais;

- Compreender a relação entre Estado-Sociedade, e como esta conforma as políticas sociais implantadas por cada um dos países;

- Mapear e explorar a formação de profissionais e dos serviços de saúde envolvidos neste campo. O projeto é um consórcio de 4 parceiros (University of Western Cape, South Africa; UFES, Brazil, University of Havana, Cuba and Coventry, UK), examinando a vida de crianças em cada país.

GLOBAL LEARNING, EDUCATION AND ATTAINMENT

Improving the chances of life for children is a primary goal for many governments around the world, with various social policies. Considering national agencies, early childhood, for instance, appears in the documents of World Health Organization and World Bank, and “Health for All” (2000) and millennium development goals. The degree in which these policies change or improve the life of children (including those in vulnerable conditions) is a theme for significant research and assessment. Evidence indicates that children, from birth to 5 years old, who are healthy, have bigger chances to become healthy adults (Rossin-Slater, 2015). Programs like universal vaccination, care and education in early childhood, based in high quality centers, nutritional programs for women, babies and children, all of these are beneficial for them. This project has a wide perspective for public health, and will use a holistic approach for preventing diseases and promotion of health. This researc h involves 4 countries: Brazil, South Africa, United Kingdom and Cuba. Brazil and South Africa are part of peripheral economies and have not reached the same level of social protection or economic progress, seen in the center of capitalist economy, the case of United Kingdom. It is necessary to take it into account, considering the peripheral and dependent condition of Brazil and South Africa in the global capitalist system. The guiding question for this project is: How social, economic, cultural, historic and political aspects impact the chances of life for children in these four countries?

The objectives of this project are:

- Understand the social and economic configuration of each of the four countries which are part of this study;

- Define the expressions aspects used in the project (vulnerability, chances of life, impact and family), in order to standardize the comprehension of different uses of the same expressions;

- Understand the relation State-Society and how this relation defines social policies used in each of these countries;

- Map and explore the education of professionals and healthcare services in this field. This project is an agreement with four partners (University of Western Cape, South Africa; Ufes, Brazil; University of Havana, Cuba; and Coventry, UK), to examine the life of children in each country.

2. Estudos comparados em políticas públicas e desenvolvimento

A França tem uma longa tradição na formulação e desenvolvimento de políticas públicas, referência no “État Providence”. As crises, ocorridas na década de 1970, geraram grandes e graduais mudanças no sistema, desde então. Ao mesmo tempo, essas políticas continuam sendo tema de estudos aprofundados, cujos resultados, controvérsias e desafios são amplamente divulgados, o que não significa que tais estudos não devam ter continuidade. O caso da China não é amplamente conhecido no Brasil: país extremamente pobre na década de 1950, com um dos menores PIB por habitante do mundo, atingiu o patamar de países de renda média. Além disso, tornou-se a economia com maior PIB do mundo, considerando o poder de compra (em dólares), segundo dados do Banco Mundial. As consequências sociais positivas (aumento da expectativa de vida, de 43,8 anos em 1960, para 76,1 anos em 2015) são consideradas por alguns autores uma conquista maior do que seu progresso econômico. Nas últimas três décadas, a China retirou da zona de pobreza quase o dobro da população dos Estados Unidos, 40% mais pessoas que toda a população da União Europeia e mais que a população da América Latina (ROSS, 2016: 105 ) Países em diversos estágios de desenvolvimento oferecem aos seus cidadãos políticas públicas diferenciadas, considerando suas formas de organização, abrangência, graus e formas de financiamento e resultados. Este projeto tem como objetivo desenvolver estudos comparativos nas áreas da saúde, educação e proteção social, em parceria com o Centre d'Économie de l'Université Paris Nord (CEPN) e com o Institut de Recherches Économiques et Sociales (IRES - Paris, França); a Southwest University (Chongquing - China) e a Lingnan University (Hong Kong - China).

 

 

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