NOVAS REGULAMENTAÇÕES QUE ACOMETEM A CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS E A RADICALIZAÇÃO DO ESTRANHAMENTO NO TRABALHO ALIENADO DO/DA DOCENTE UNIVERSITÁRIO/A

Nome: RAFAEL VIEIRA TEIXEIRA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 06/12/2018

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EBLIN JOSEPH FARAGE Examinador Externo
LALO WATANABE MINTO Examinador Externo
LÍVIA DE CÁSSIA GODOI MORAES Examinador Interno
LUIZ JORGE VASCONCELLOS PESSÔA DE MENDONÇA Orientador
PAULO NAKATANI Examinador Interno

Resumo: Esta tese analisa, a partir das mudanças nas regulamentações que acometem a carreira do Magistério Superior das universidades federais brasileiras, o processo de radicalização do estranhamento no trabalho alienado do/da docente universitário. O contexto estudado é marcado pela crise estrutural do capital, quando a estratégia neoliberal hegemoniza a gestão do Estado e das políticas sociais, exigindo
da Universidade um redirecionamento do seu papel para atender às
necessidades de reprodução do capital em crise. Este cenário,
particularmente agravado pela condição dependente que o Brasil ocupa no desenvolvimento desigual e combinado do capitalismo em escala global, repercute em novas regulamentações que incidem sobre o conteúdo e a forma do trabalho alienado do/da docente universitário/a, radicalizando o estranhamento. A confirmação desta hipótese ocorreu através da análise documental de Emendas Constitucionais, Leis, Decretos, Portarias e Medidas Provisórias que vigoram desde o início do século XXI. O entrecruzamento de novas regulamentações que abarcam as políticas de gestão fiscal e orçamentária do Estado brasileiro; de ciência, tecnologia e inovação; de educação – em especial a educação superior pública –; com a nova carreira do Magistério Superior regulamentada desde 2012, permite extrair elementos concretos que aprofundam o estranhamento do sujeito docente de si mesmo, de seus colegas e alunos, de sua atividade e do produto que gera, assim como das condições sociais e genericamente humanas que estão relacionadas ao magistério na universidade. Este elementos, analisados sob a
rigorosa contribuição teórica e metodológica inaugurada por Karl Marx em
torno da dialética trabalho-estranhamento, nos permitiram afirmar que está em curso um processo de radicalização do estranhamento no trabalho alienado do/da docente universitário/a.

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