IDEOLOGIA E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PLANFOR, DO PNQ E DO PRONATEC (1995-2014)
Nome: DÉBORA DE PAULA BOLZAN
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 10/03/2022
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
MAURICIO DE SOUZA SABADINI | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ANA PAULA FREGNANI COLOMBI | Examinador Interno |
LILIANE BORDIGNON DE SOUZA | Examinador Externo |
MAURICIO DE SOUZA SABADINI | Orientador |
VANDA MICHELI BURGINSKI | Examinador Externo |
VICTOR NEVES DE SOUZA | Examinador Interno |
Resumo: É na encruzilhada entre ideologia, educação profissional e mundo do trabalho que esta tese busca, como objetivo principal, analisar as funções ideológicas que perpassam a qualificação profissional inicial e continuada, com vistas a estabelecer um diálogo crítico entre as intencionalidades, as especificidades e os estratagemas das construções ideológicas direcionadas à formação de trabalhadores(as) dos Planos/Programa Planfor, PNQ e Pronatec. Como objetivos específicos, procurou-se investigar como essa justaposição entre as funções ideológicas e a qualificação de força de trabalho na modalidade citada estabelece nexos com a construção da consciência prática necessária, com uma perspectiva de educação e de trabalho na sociedade de classes. A dinâmica da tese, centrada no contexto 1995-2014, buscou captar o movimento constante, dinâmico e necessário de construções ideológicas sobre a qualificação profissional e sobre o mundo do trabalho, movimento este que se direciona aos segmentos mais periféricos das classes trabalhadoras e à formação ofertada, com objetivo explícito ou não de espraiar e naturalizar racionalidades, conhecimentos, valores, perspectivas, interesses, direcionamentos práticos concretos. A partir desse cenário, esse estudo buscou responder às perguntas: quais funções ideológicas esses Planos/Programa podem desempenhar na sociedade de classes com a qualificação profissional ofertada? Ou, dito de outra forma, quais as construções, as intencionalidades, as especificidades e os estratagemas ideológicos intrínsecos a essa modalidade educacional? Para o desenvolvimento da pesquisa, empregamos a revisão bibliográfica sistemática e a pesquisa documental. O mais interessante é apreender como tais funções, intencionalidades e construções ideológicas podem ser incorporadas nessa modalidade educacional, por meio de processos de renovação, de recomposição e de conservação nas diretrizes formais e como esse movimento está umbilicalmente conectado, ao mesmo tempo, a construções ideológicas mais gerais e a mais específicas, colaborando para manutenção de uma concepção de qualificação profissional construída, naturalizada e disseminada como necessária e adequada para segmentos mais periféricos das classes trabalhadoras e, sobretudo para interesses ideológicos e materiais específicos.