INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: INTERFACE COM A POLÍTICA DE SAÚDE NO ESPÍRITO SANTO

Nome: MONIQUE SIMÕES CORDEIRO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 20/06/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CENIRA ANDRADE DE OLIVEIRA Orientador
MARIA DAS GRAÇAS CUNHA GOMES Co-orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CENIRA ANDRADE DE OLIVEIRA Orientador
JEANE ANDRÉIA FERRAZ SILVA Examinador Interno
KARLA CRISTINA GIACOMIN Examinador Externo
MARIA DAS GRAÇAS CUNHA GOMES Coorientador

Resumo: O aumento da expectativa de vida e o envelhecimento populacional vêm aliados ao crescimento de diversas demandas da população idosa. É comum que pessoas idosas fiquem mais suscetíveis a doenças crônico-degenerativas, que podem gerar incapacidade e perda da autonomia. As Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s) surgem como alternativa de acolhimento principalmente para aqueles idosos que possuem seus vínculos familiares e comunitários rompidos e com dificuldades para o desempenho das atividades diárias. Observa-se que a desresponsabilização estatal na oferta e execução de políticas públicas reflete diretamente nas ILPI’s, e, historicamente, vem se perpetuando como prática a manutenção da lógica filantrópica e religiosa dessas instituições contrapondo-se à lógica do direito. O objetivo geral desta pesquisa é analisar a interface entre as políticas de saúde e assistência social no âmbito das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s)
filantrópicas e públicas no Espírito Santo. Como objetivos específicos buscou-se verificar as legislações referentes à política de saúde e assistência social; analisar o atendimento às demandas de saúde das pessoas idosas residentes nas ILPI’s filantrópicas e públicas do ES; identificar as demandas clínicas dos idosos que ensejam a necessidade de interface da política de saúde com a política de assistência e o efetivo encaminhamento da ação intersetorial para a
otimização dos resultados; a implementação do plano integral de saúde do idoso nas ILPI’s. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com profissionais das ILPI’s, cujo conteúdo foi analisado à luz do método materialista histórico dialético. Como resultado observou-se que, em geral, as ILPI’s estão assumindo o cuidado com a saúde dos idosos sem uma estrutura apropriada, uma vez que não há, por parte da política de saúde, uma responsabilização junto às ILPI’s capaz de atender as demandas de saúde dos idosos abrigados. Detectou-se a falta de legislações que versam especificamente sobre a competência da política de saúde em relação às ILPI’s, e o quanto esse fator dificulta uma interface mais sistemática e exitosa.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910