A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA CHINA: A UNIVERSIDADE TSINGHUA COMO EXPRESSÃO DA POLÍTICA
EDUCACIONAL DO PARTIDO COMUNISTA CHINÊS
Nome: ROCHESTER SANTANA DE LIMA
Data de publicação: 27/02/2025
Banca:
| Nome |
Papel |
|---|---|
| HELDER GOMES | Examinador Interno |
| HUGO FIGUEIRA DE SOUZA CORRÊA | Examinador Externo |
| MARIA LUCIA TEIXEIRA GARCIA | Examinador Interno |
| RAFAEL VIEIRA TEIXEIRA | Examinador Interno |
| ROGERIO NAQUES FALEIROS | Presidente |
Páginas
Resumo: As relações sociais no capitalismo contemporâneo são fortemente marcadas por seu caráter mundializado, tendo as diferentes nações papeis fundamentais na manutenção deste modo de produção. Contudo, desde o último período do século XX, a China tem se colocado como polo dinamizador de relações comerciais e geopolíticas que não podem ser deixadas de lado ao considerarmos o atual estágio do capitalismo, e sua política para a educação superior tem acompanhado tal expansão. A tese a seguir analisa o papel da internacionalização da educação superior no processo de desenvolvimento econômico e social da experiência de transição ao socialismo do chamado socialismo com características chinesas, tendo em conta as particularidades do modelo de desenvolvimento assumido pelo governo central deste país desde as reformas para abertura de sua economia, em 1978. Considerando que a política para a educação superior na China acompanha a elaboração e execução de diferentes níveis de planificação das políticas econômicas e sociais no país, analisamos o processo de internacionalização da educação superior a partir da concepção adotada por seu governo central desde 1985, ano em que tal estratégia surgiu como imperativo nas propostas educacionais, até os dias atuais. Neste sentido, apresentamos a experiência da internacionalização da Universidade Tsinghua (Tsinghua University), uma das principais instituições de ensino superior da China, designada por programas governamentais como modelo para a adoção de ações e projetos pioneiros para as estratégias de desenvolvimento da educação superior na China, com o intuito de atribuir intencionalidade às formas como o governo central organiza e promove a internacionalização no país. Apreende-se de documentos oficiais, desde 1985, princípios e estratégias adotadas pelo Governo Central que revelam um modelo de educação superior compatível com um esforço de transição típico do chamado socialismo com características chinesas, que evidenciam a Universidade Tsinghua como expressão do projeto nacional para a Educação Superior, através da incorporação de ações e programas destinados à internacionalização.
