RECTORAS UNIVERSITARIAS Y REPRODUCCIÓN SOCIAL: CAMINOS PARA LA TRASFORMACIÓN DE LA SOCIEDAD VENEZOLANA

Nome: EUDEL IRENE SEIJAS NIEVES

Data de publicação: 14/04/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALBA CAROSIO Examinador Externo
ARELYS ESQUENAZI BORREGO Examinador Interno
ELIZA BARTOLOZZI FERREIRA Examinador Interno
LIVIA DE CASSIA GODOI MORAES Presidente
MARIA LUCIA TEIXEIRA GARCIA Examinador Interno

Páginas

Resumo: O objetivo desta tese é analisar como as professoras universitárias em cargos de reitoria podem favorecer os processos de modificação das condições de produção de valor e de reprodução da vida nas universidades públicas venezuelanas e, portanto, na sociedade. Trata-se de uma investigação social com abordagem qualitativa realizada através do Método Histórico-Dialético de Marx e da teoria feminista da reprodução social a partir da trajetória das mulheres no ensino superior e sua experiência frente aos cargos de reitoria na Venezuela. Através de seis capítulos, o panorama universitário e as políticas de ensino superior na Venezuela são abordados com uma perspectiva de género; a teoria da reprodução social e dos processos de produção e reprodução das subjetividades das mulheres universitárias; As universidades venezuelanas e os processos de democratização/universalização e profissionalização das mulheres; professoras universitárias entre a produção de valor e a reprodução social e os desafios da transformação universitária na Venezuela. Concluímos que desde o ingresso das mulheres nas universidades, iniciaram-se mudanças significativas nas condições de produção de valores e reprodução da vida, por meio das múltiplas subjetividades que as acompanham em seu percurso na sociedade capitalista. Este último, graças à necessidade de expansão da força de trabalho, concede às mulheres formas particulares de trabalho que estão direta ou indiretamente relacionadas ou combinadas com o trabalho de reprodução social, que tem o poder de humanizar determinados espaços e, em parte, escapam à lógica do sistema capitalista, bem como do poder estatal. Por isso, apostamos à formação de novas subjetividades, para além do capital, propondo às professoras universitárias em cargos de reitoras, que se juntem à luta pela reprodução social da classe trabalhadora através da solidariedade como parte dos caminhos para a transformação da sociedade.

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