Refletindo a experiência vivida de mulheres universitárias de primeira geração de apoio estudantil no Brasil, Finlândia e Escócia
Resumo: Países como o Brasil, a Finlândia e a Escócia procuraram garantir acesso da população ao ensino superior. A
igualdade de condições de acesso e permanência na universidade é um princípio jurídico - no Brasil, pela
Constituição de 1988 a educação é um direito dos cidadãos, no Reino Unido, a Lei da Igualdade de 2010 harmonizou a
ação positiva entre as diferentes características protegidas para reduzir as desigualdades de resultados que
resultam de desvantagens socioeconômicas, e, por fim, a legislação finlandesa garante a todos a igualdade e o
direito à educação gratuita. O projeto aqui proposto visa refletir sobre as experiências de jovens mulheres que
acederam ao ensino superior como a primeira geração da sua família a galgar este nível. O estudo utilizará uma
abordagem de estudo de caso para comparar e considerar a experiência de estudantes brasileiras negras com estudantes
europeus de comunidades marginalizadas. Esta exploração permitiria uma compreensão dos desafios no acesso à educação
vivenciados pelos estudantes no Brasil e na Europa (Finlândia e Escócia), compartilhando a compreensão do apoio
disponível para esses estudantes e seu impacto na capacidade dos estudantes de realizar e concluir seus estudos.
Data de início: 09/01/2024
Prazo (meses): 36
Participantes:
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Nome |
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Coordenador | MARIA LUCIA TEIXEIRA GARCIA |