Fundamentos do Serviço Social e o cotidiano do trabalho profissional de Assistentes Sociais em equipe multiprofissional na educação básica do Espírito Santo
Resumo: O projeto de pesquisa busca traçar alguns elementos para o aprofundamento do debate teórico da temática Trabalho, Formação Profissional e Serviço Social na Educação Básica. A ênfase deste projeto é avançar na apreensão dos Fundamentos históricos e teórico metodológicos do Serviço Social brasileiro: a partir da teoria social crítica de Marx, contribuindo com os nexos entre teoria e prática no Serviço Social brasileiro, ao campo de atuação profissional da educação básica das equipes multiprofissionais de assistentes sociais e psicólogas/os do Espírito Santo, com a regulamentação da Lei 13.935/2019. Busca identificar e analisar nas principais produções teóricas do debate contemporâneo do Serviço Social brasileiro, debates que envolvam a instrumentalidade no Serviço Social, a atuação no campo da política de educação básica, os fundamentos ético-políticos que orientam o fazer profissional, situando elementos que materializam a dimensão técnico operativa. Tal preocupação, esta alicerçada na busca de conhecimentos que possam adensar a análise acerca do trabalho profissional, em sintonia com o Projeto Ético Político do Serviço Social, e o trabalho profissional de assistentes sociais na educação básica. Diante da retórica conservadora esta proposta visa avançar nos nexos entre o debate dos fundamentos históricos e teórico-metodológicos consolidados pelo Serviço Social brasileiro nos últimos anos, e o trabalho profissional cotidiano (unidade teoria/prática), e assim abre um leque de possibilidades para elaboração de sub-projetos, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Nestes termos, vale ressaltar que este estudo é relevante diante do agravamento cotidiano da questão social, objeto de intervenção do Serviço Social que assume particularidades no âmbito das escolas de educação básica. Assim, torna-se necessário produzir conhecimento sobre a inserção de assistentes sociais no contexto educacional, refletindo sobre as expressões da questão social que se colocam na vida de crianças/adolescentes e famílias, e que impactam em toda a comunidade escolar; os principais instrumentos que tem orientado o trabalho profissional; as orientações, competências e atribuições profissionais de assistentes sociais; o trabalho desenvolvido nas equipes multiprofissionais, entre outros elementos. A pesquisa objetiva ampliar processos de ensino, pesquisa e extensão, na relação entre universidade e políticas públicas. E diante dos dilemas que a contemporaneidade nos impõe, este projeto visa produzir conhecimentos subsidiados pelos fundamentos históricos e teórico-metodológicos na perspectiva do Projeto Ético Político do Serviço Social brasileiro, a partir de pesquisas que discutam o trabalho profissional cotidiano, particularmente no campo da educação básica, à luz da teoria social crítica de Marx.
Data de início: 01/05/2025
Prazo (meses): 48
Participantes:
| Papel |
Nome |
|---|---|
| Coordenador | SILVIA NEVES SALAZAR |
