O Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina (Argentina, Brasil, Chile, e Colômbia): determinantes históricos, interlocuções internacionais e memória.

Resumo: A construção de uma rede internacional de pesquisa em fundamentos
históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social – com centralidade na América Latina e diálogos com a América do Norte e Europa – é uma iniciativa inovadora nessa área de conhecimento e necessária para fomentar a interlocução do Serviço Social brasileiro com os pesquisadores de diversos países envolvidos neste projeto.
Ela permitirá identificar particularidades nacionais da trajetória do debate coletivo sobre a profissão inscrita na história recente da América Latina e, simultaneamente patamares comuns a serem cultivados na interlocução acadêmica entre os pesquisadores desses países. Outra contribuição a ser acentuada é viabilizar o intercâmbio de avanços científicos sobre o tema, acumulados nos vários países, socializando-os e potenciando o conhecimento na área de Serviço Social.
O presente projeto propõe-se a tratar, por meio da articulação de uma rede internacional de pesquisa em fundamentos do Serviço Social, a história recente do Serviço Social - abrangendo o lapso temporal das décadas de 1960 a 1980 - que caracteriza-se por movimentos contestatórios com ênfase na critica às bases conservadoras do Serviço Social, oferecendo centralidade ao Movimento de
Reconceituação do Serviço Social latino-americano.
Esta pesquisa congrega vinte pesquisadores de distintas instituições
universitárias latino-americanas e europeias – que participaram da elaboração do projeto. A reunião de pesquisadores em rede justifica a amplitude da presente proposta Pretende-se apreender tanto a unidade do Movimento de Reconceituação do Serviço Social na história da América Latina quanto suas particularidades nacionais considerando seus antecedentes, expressões e desdobramentos. A abordagem do
tema implica o resgate de seus determinantes históricos, da memória dos sujeitos participantes e sua relação com movimento similares ocorridos no mesmo período na Europa e na América do Norte denominados de Serviço Social Crítico e Serviço Social Radical.
O interesse da pesquisa recai sobre os fundamentos históricos e teóricometodológicos das concepções de Serviço Social na história, as experiências de formação universitária e de pesquisa exemplares, identificando incidências no exercício profissional nos países considerados. Na América Latina terão destaques Argentina, Brasil, Chile e Colômbia ressaltando os vínculos políticos e profissionais com as lutas desenvolvidas pelas classes subalternas.
Em síntese, esta pesquisa propõe-se a estudar o Movimento de Reconceituação do Serviço Social de modo a contribuir na preservação da memória da categoria em nosso continente e investigar sua relação com os movimentos europeus e norte-americanos. Trabalhar a memória dos sujeitos protagonistas do processo de Reconceituação latino-americana significa reconstruir simultaneamente uma história da resistência e luta latino-americana contra dominação e violência.

Data de início: 01/08/2016
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Pesquisador MARIA HELENA ELPIDIO ABREU
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910